Yorkshire

O Yorkshire é hoje o cão toy, ou de colo, mais popular do mundo. Enquanto os cães de exposição esbanjam pelagens brilhantes e surpreendentes, até mesmo nas exposições, os Yorkies de estimação têm pêlos mais convenientes, apesar de embaraçar com facilidade e precisar de tosas rotineiras.

Eles não foram sempre tão compactos como hoje. Seus ancestrais eram terriers da mesma cor das regiões de Paisley e Clyde, na Escócia, trazidos a Yorkshire quando os tecelões escoceses migraram para os moinhos de algodão em West Riding, no norte da Inglaterra. No início da década de 1800, os Yorkies ganharam o nome atual e eram usados para caçar pragas domésticas e em eventos públicos de caça a ratos.

Até os anos 50, o tamanho variou muito, Yorkshires grandes são raros, porém mães pequenas podem produzir indivíduos que chegam aos 8kg. O cruzamento seletivo por tamanho pequeno agravou três problemas: colapso traqueal, deslocamento da patela e doença periodontal. Nervosismo é outro traço, mas pode diminuir com a socialização do filhote.

Tende a se comportar da forma como foi desenvolvido. Tenaz e teimoso, é uma grande personalidade num frasco pequeno. Enquanto Dobermans e Pastores Alemães desejem (e tentam) viver no colo do dono, os Yorkshires que têm liberdade são destemidas máquinas caninas. Cheios de energia e ignorando o seu tamanho, são bons cães de guarda e animais de estimação alegres.

O Yorkshire é um cão é vivo, impulsivo, repleto de vida, corajoso, mas teimoso. Extremamente afetuoso, gosta de crianças. Muito ladrador, é capaz de dar o alarme. Dominador, não hesita em atacar cães maiores do que ele. Requer uma educação rigorosa para poder ser controlado.

Adapta-se bem à vida em apartamento e sua expectativa de vida é em média de 13 a 16 anos.

TAMANHO: 2,5 – 3,5kg, 23 – 24cm
CUIDADOS COM A PELAGEM: Difícil
ADESTRAMENTO: Médio
TEMPERAMENTO: Instável
CORES: Preto com marcação castanha

Posts Relacionados

Pug

É difícil acreditar que esta exuberante raça compacta e musculosa é geneticamente mais próxima do lobo do que, por exemplo, o Pastor…

Leia Mais

Shih Tzu

Seu nome significa “cão leão” em chinês e o Shih Tzu é o resultado do cruzamento entre o Lhassa Apso e o…

Leia Mais

Boston Terrier

Uma das poucas raças desenvolvidas nos EUA, o Boston Terrier é natural do estado de Massachusetts, todavia existem controvérsias sobre sua origem….

Leia Mais

Juntar-se a Discussão

Encontrar

Compare listings

Compare