Shih Tzu

Seu nome significa “cão leão” em chinês e o Shih Tzu é o resultado do cruzamento entre o Lhassa Apso e o Pequinês.

Em 1643, a dinastia Manchu recebeu de presente do Dalaï Lama pequenos cães denominados “Cães leões” (Shih Tzu). Durante muito tempo foi apreciado como cão de corte e a última imperatriz da China criou alguns no palácio da “Cité” até 1908.

O Shih Tzu é robusto, de pelagem abundante, mas não excessiva e a raça possui uma grande variações de cores, sendo o padrão as versões sólido ou particolor (malhada com branco).

O Shih Tzu é um cão inteligente, ativo e alerta. Também é carinhoso e independente, se adaptando rapidamente ao ambiente e aos integrantes da família. São alegres, brincalhões e teimosos, requerendo muito amor, paciência e carinho para serem treinados na rotina de casa.

A raça é amigável tanto com crianças quanto outros animais domésticos, sendo excelente cão de companhia para crianças e idosos, principalmente para quem vive em apartamento ou tem pouco espaço.

O Shih Tzu é um cão vivo, muito ativo, independente, calmo, meigo e alegre, porém precisa muito de afeição e ternura. É o mais extrovertido dos cães asiáticos e não gosta de solidão. Indiferente com relação a estranhos, ele late para avisar da sua presença. Sua educação deverá ser firme, porém com suavidade.

Ele deve ser escovado e penteado diariamente e é fortemente recomendado amarrar o pêlo sobre a cabeça. Banho mensal. Ele teme os calores fortes. Vigiar o estado dos olhos.

A expectativa média de vida de um Shih Tzu é de 10 a 16 anos.

TAMANHO: 5-7kg, 25-27cm
CUIDADOS COM A PELAGEM: Difícil
ADESTRAMENTO: Médio
TEMPERAMENTO: Dócil
CORES: Qualquer cor

Posts Relacionados

Yorkshire

O Yorkshire é hoje o cão toy, ou de colo, mais popular do mundo. Enquanto os cães de exposição esbanjam pelagens brilhantes…

Leia Mais

Pug

É difícil acreditar que esta exuberante raça compacta e musculosa é geneticamente mais próxima do lobo do que, por exemplo, o Pastor…

Leia Mais

Boston Terrier

Uma das poucas raças desenvolvidas nos EUA, o Boston Terrier é natural do estado de Massachusetts, todavia existem controvérsias sobre sua origem….

Leia Mais

Juntar-se a Discussão

Encontrar

Compare listings

Compare